Palestra sobre mecanização agrícola reúne profissionais na sede do SINTARGS

O Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (SINTARGS), em parceria com o Instituto de Tecnologia Agrícola e Qualificação e Estudo (ITAQE), promoveu, na manhã de hoje (15/08), a palestra “Falando a linguagem da máquina”, ministrada pelo engenheiro agrícola Astor Ricardo Kilpp. A atividade, realizada na sede do sindicato, reuniu técnicos e profissionais ligados ao agronegócio, seguida de coletiva de imprensa com representantes da entidade e do Instituto.
Durante a palestra, Astor resgatou a evolução histórica da mecanização agrícola, desde a tração animal e o uso de máquinas a vapor até a introdução dos tratores movidos a combustão e dos sistemas ergonômicos e automatizados atuais. Ele apresentou dados comparativos sobre a redução de horas de trabalho humano no campo e destacou que, a partir dos anos 2000, tecnologias como sensores, GPS, comandos digitais e conectividade entre máquinas, dispositivos móveis e nuvem vêm redefinindo o conceito de agricultura, possibilitando controle remoto, espelhamento de operações via celular ou tablet e tomadas de decisão em tempo real para garantir máxima produtividade.
De acordo com o presidente do SINTARGS, Carlos Alberto Turra, a palestra foi uma iniciativa importante no contexto das ações conjuntas com o ITAQE, já instalado na sede do sindicato. Ele destacou que o evento abre uma nova etapa de integração entre entidade, parceiros e imprensa, trazendo temas como a evolução histórica da máquina agrícola e a inclusão da robótica no campo. Segundo Turra, outras atividades já estão previstas na agenda da entidade.
Para o presidente do ITAQE, Jeferson Ferreira, o evento representa o pontapé inicial das ações do Instituto, ao possibilitar a aproximação entre os especialistas em mecanização agrícola e os veículos de comunicação. Ele afirma que o objetivo é “consolidar um trabalho de longo prazo, reunindo conhecimento técnico e divulgação qualificada das inovações voltadas ao agronegócio”.
O palestrante Astor Ricardo Kilpp enfatizou a importância de levar esse debate para um público mais amplo, especialmente para a imprensa, ressaltando que muitos jovens em formação ainda buscam definição profissional e encontram no agronegócio grandes oportunidades.
O evento contou com o apoio da Michigan do Brasil Ltda, divisão agrícola Hanomag, e do Priori Grupo, que disponibilizaram duas máquinas no estacionamento do SINTARGS para apresentação à mídia.
A atividade integra o calendário de eventos realizado pelo SINTARGS em parceria com o ITAQE, com foco na atualização técnica e nas inovações da agricultura de precisão.
Expointer
Durante a Expointer, o SINTARGS em parceria com o ITAQE, promoverá duas palestras, no dia 4 de setembro, na Casa Agptea (Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola), ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, sobre os seguintes temas: “Energias Renováveis e Uso da Propriedade para Geração de Crédito de Carbono” e “Agricultura do Futuro”. Logo após será realizada nova coletiva de imprensa.
Terezinha Tarcitano
Assessora de imprensa